Como parar de fumar alterando seus hábitos

Como parar de fumar quebrando o hábito

A busca por deixar de fumar é uma jornada das mais difíceis que muitos fumantes podem experimentar de fazer em suas vidas. As razões de ser isso “tão difícil” variam de caso a caso, de pessoa a pessoa. A razão que é mais frequentemente citada é o hábito de fumar em si, é o fato de ser esse hábito extremamente difícil de quebrar, extremamente difícil de abandonar.

A tarefa então se torna tentar quebrar o hábito, provocar alguma alteração nele, e em troca disso, dar-se a si um novo hábito saudável em seu lugar. Mas o certo é que você levou um tempo para adquirir o vício de fumar, assim, é razoável esperar que possa demorar um pouco para abandonar ele agora.

Se você está agora determinado a deixar de fumar, fique certo de já ter feito um começo impressionante, significativo. No entanto, se você decidiu parar em seu próprio benefício, ciente do bem que estará fazendo a você, a sua saúde, está fazendo ainda muito melhor.

Você ficaria surpreso com quantas pessoas “decidem” parar de fumar seguindo um conselho de seu médico, um pedido do esposo, pai, irmão ou mesmo um amigo que vai parar de fumar. Isso já é bom. Porém, se você está a fim de conseguir parar de fumar, parar de fumar para sempre, você precisa decidir por si próprio a deixar o cigarro. É preciso ser uma decisão consciente, firme, verdadeira, uma decisão sua. Se você realmente tomou essa decisão, você mesmo, você está no caminho correto.

O hábito de fumar

Como um fumante viciado, você com certeza desenvolveu um padrão para o seu hábito de fumar. Agora você precisa quebrar esse padrão. Por exemplo, se você é um típico fumante de um maço de cigarros por dia, que tal iniciar reduzindo um pouco? Se você fuma sempre logo após o café, que tal postergar por 30 minutos esse cigarro?  Em vez de fumar um cigarro depois de cada refeição, que tal ir logo escovar os dentes? Isso vai lhe proporcionar uma sensação e um hálito agradável na boca, e você  não vai querer estragar tudo com o gosto e cheiro de cigarro. Quem sabe mascar um chiclete, uma bala? O importante é ir tentando e provocando alterações no seu padrão de hábito. Alterações naquilo que você fazia antes inconscientemente, para agora fazer tudo com consciência. Você precisa dar pequenos passos, sempre fazendo pequenas alterações para quebrar esses hábitos. Para muitas pessoas, mudar os hábitos lentamente é o melhor caminho, é aquele que apresenta os melhores resultados.

Sempre haverá algumas circunstâncias específicas que provocam um desejo mais forte, mais intenso de fumar, e cabe a você identificar essas ocasiões e trabalhar para evita-las. Por exemplo, se você costuma fumar ao chegar ao seu carro depois do trabalho, pode ser interessante considerar a carona com alguém que não fuma, ou até mesmo pegar um ônibus. Qualquer coisa que você faça para alterar a sua rotina de fumante só vai lhe trazer benefícios, e lhe aproximar da meta que é deixar de fumar para sempre.

Por hoje, era isso. Encontramo-nos em um próximo post. Lembrando que você deve sempre consultar seu médico antes de tomar a iniciativa de fazer qualquer coisa relacionada à sua saúde. Todo o conteúdo deste blog, bem como o nosso e-book “Método Prático: Fumo & Cigarro – Como parar de fumar para sempre!” tem apenas caráter informativo.

Até o nosso próximo encontro!

Richard Sdef

Método Prático: Fumo & Cigarro - Como parar de fumar para sempre!


Benchmark Email
Powered by Benchmark Email
Categoria: Dicas
Tag: O hábito de fumar